segunda-feira, 8 de março de 2010

Tendências: Como Determiná-las

 A fundamentação da análise técnica está no estudo das tendências. A grande maioria dos indicadores, Setups e outros têm como objetivo determinar em qual tendência o mercado se encontra, ou que tem a maior probabilidade de ocorrer.
Este tema foi tratado primeiramente pelo pai da análise técnica Charles H. Dow e visa determinar qual a direção do mercado.

Para determinar as tendências, precisamos primeiro definir o que são topos e fundos.

Topo é um ponto de inflexão no gráfico onde o candle é precedido e sucedido por dois candles com preço de fechamento abaixo deste.

Fundo é um ponto de inflexão no gráfico onde o candle é precedido e sucedido por dois candles com preço de fechamento acima deste.

Estes conceitos são mostrados no gráfico abaixo, no qual:

T = Topo
F = Fundo

Podemos ter 3 tipos de tendências.

1ª - Tendência de Alta: os preços se movem com topos e fundos ascendentes em niveis mais altos do que os prévios.

2ª - Tendência de Baixa: os preços se movem com topos e fundos descendentes em niveis mais baixos do que os prévios.

3ª - Tendência Neutra, ou de Lado, ou Indefinida: teremos topos e fundos formando uma movimentação lateral na qual topos ficam próximos ao mesmo nivel, o mesmo ocorrendo com os fundos.

Em uma tendência de alta a união dos fundos através de uma reta nos fornece uma linha de tendência de alta (LTA), na qual os preços tenderão a fazer fundos.

Em uma tendência de baixa a união dos topos através de uma reta nos fornece uma linha de tendência de baixa (LTB), na qual os preços tenderão a fazer topos.



A determinação das tendências isoladamente não nos fornece um sistema concistente para operar no mercado, mas apenas para termos a idéia para qual direção este se encontra, e com isso, operar a seu favor.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Position Trade Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template