terça-feira, 16 de março de 2010

Reversão de Tendência: Pivô de Alta/Baixa


Dando continuidade aos estudos de tendências, veremos agora qual o movimento pode indicar
uma mudança de tendência e como operá-la.

Um dos meios mais usados para a determinação da mudança da direção dos preços de um
determinado ativo é o Pivô de Alta ou Baixa.

Um pivô de alta deve seguir os seguintes padrões:

- Os preços estão em tendência de baixa (topos e fundos descendentes).
- Temos que ter 3 inflexões no gráfico de preços: um fundo (F1), um topo (T1) e um novo fundo (F2) que esteja em um nível acima do últímo fundo (F1).
- Para que o pivô de alta seja caracterizado os preços devem romper a resistência dada pelo topo (T1) e devem trabalhar acima da média de 21 períodos.
- Para que o movimento não seja descaracterizado o suporte dado pelo topo (T1) não pode ser rompido para baixo e os preços devem trabalhar acima da média de 21 períodos com a mesma apontada para cima.


Como operar: compramos no rompimento do topo (T1) com objetivo na amplitude alternada para cima da última perna de alta. O stop fica na mínima do candle que rompeu o topo (T1).

Para os positions a compra deve ser feita na sexta feira na última meia hora do pregão, onde teremos a confirmação do rompimento efetivo do topo.

Reparem como o pivô é formado no gráfico acima: o topo é rompido e os preços trabalham acima da média de 21 período. Temos um pullback dois candles após o rompimento que nos permite aumentar posições no ativo.

Para um pivô de baixa, devemos ter exatamente o contrário do descrito acima.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Position Trade Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template